2ªf - 6ªf: 8h00 às 19h00
Av. Imp. Leopoldina, 957 - Cj. 313
Especialidade odontológica que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes (osso alveolar, ligamentos periodontais, cemento e gengiva).
As doenças periodontais que acometem o ser humano são a placa bacteriana, gengivite e periodontite. Por muitas vezes ocorrer silenciosamente sem a sensação dolorosa causando infecçãoo nos tecidos citados a cima, é uma das principais causas de perda dentária em adultos.
É causada principalmente pelo acúmulo de placa bacteriana (biofilme dental) nos dentes e tem seu quadro piorado com o fumo, estresse, diabetes, alguns medicamentos, genética, gravidez, bruxismo (ranger e/ou apertar os dentes), algumas doenças sistêmicas.
Principais sinais: Sangramento durante a escovação e/ou uso do fio dental, aspecto inchado e brilhante da gengiva, cor bem avermelhada, presença de pús, mobilidade dos dentes, mau hálito, presença de tártaro, alteração no formato e contorno irregulares das gengivas.
Tratamento: Dependendo do estágio que se encontra a doença, o periodontista avalia qual tratamento seguir.
As variações vão desde a raspagem e aplainamento (alisamento) radicular, que consistem em remover o tártaro supra e sub gengival, e, suavizar as irregularidades na raiz dificultando a aderência da placa bacteriana até a cirurgia periodontal, em casos de bolsas muito profundas.
A manutenção de um tratamento periodontal é de extrema importância, pois previne a recorrência da doença, nesta fase o profissional avalia a saúde bucal e orienta o paciente.
Para se prevenir contra essa doença de diversos graus e que acomete grande parte da população mundial, é fundamental evitar a formação da placa, para isso a visita regular ao dentista para eventuais limpezas e orientação de higiene para que ela seja executada de forma correta com escova, fio e enxaguantes é indispensável.
O tratamento e prevenção vão evitar a perda de dentes por este motivo, curar processos inflamatórios e infecciosos do sistema, remover placa bacterica e cálculos dentários, melhorar a estética de regiões com retração gengival, melhorar a halitose (mau hálito), evitar perder osso alveolar o que dificulta trabalhos protéticos, eliminar o sangramento gengival.