Horário de Funcionamento

2ªf - 6ªf: 8h00 às 19h00

(11) 3965-0032 | (11) 97093-0076

Av. Imp. Leopoldina, 957 - Cj. 313

Ortodontia/Ortopedia

Ramo da Odontologia especializado no diagnóstico, tratamento, prevenção e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento facial, corrigindo o mal posicionamento dos dentes (“má oclusão”), ossos maxilares (bases ósseas) e musculatura da maxila e mandíbula.

A ortopedia é indicada principalmente quando o paciente ainda está em fase de crescimento, assim possibilitando os aparelhos a resolverem desequilíbrios ósseos remodelando as estruturas ósseas e musculares. Nessa fase a sucção de dedos, chupeta, interposição de língua e respiração pela boca devem ser observadas pois geram e/ou acentuar problemas nas bases ósseas e posicionamento dentário.

Já a ortodontia alinha e nivela os dentes pela movimentação deles e visa harmonia estética da face e do sorriso além de um correto posicionamento dentário, por isso deixou de ser voltada apenas às crianças, proporcionando tratamentos ágeis e estéticos para adultos.

Embora sejam distintas, ortopedia e ortodontia se completam e juntas corrigem dentes mal posicionados, melhora a mastigação e o posicionamento da mandíbula e/ou maxila, auxiliam na harmonia de lábios, dentes, língua, músculos e ossos da face, melhoram a estética da face, fala, deglutição e até mesmo a respiração, ou seja, melhoram função, saúde e aparência.

Vale lembrar que dentes mal posicionados dificultam a higienização, favorecem a inflamação gengival, o aparecimento de cáries, acumulo de tártaro/ cálculo e o desenvolvimento de parafunções, causando estresse na musculatura da mastigação, podendo levar a dores de cabeça e enxaquecas, síndromes da ATM (Articulação Têmporo-Mandibular) e dores na região de pescoço, ombros, costas e nuca.

Além de tudo, o equilibro facial acentua a autoconfiança e autoestima.

Conheça os aparelhos utilizados por nós:

Móveis: mais utilizados em crianças por poderem estar associados ao tratamento ortopédico facial, podem ser usados como contenção.

Fixo Metálico: o mais comum entre a população, seus braquetes são metálicos e o arco (fio) é preso a eles pelas “borrachinhas” que possuem diversas cores. É necessária consulta (manutenção) mensal.

Fixo Estéticos: de porcelana ou de safira, são transparentes portanto mais estéticos, não mancham com o tempo e são altamente resistentes, também necessitam consulta mensal para manutenção.

Fixo Autoligado: tecnologia moderna, resultado mais rápido, sistema que prende o arco (fio) ao braquete dispensando o uso da “borrachinha” ou amarrilhos para prende-lo, pode proporcionar menos visitas ao consultório sendo que as consultas (manutenções) tenham um período maior entre elas. Pode ser metálico ou transparente (estético).

Alinhadores transparentes: removível, feito de acetato transparente, feitos sob medida por isso seu encaixe é considerado perfeito sendo praticamente imperceptível, não contem braquetes, fios ou borrachinha, mais confortável e fácil higienização. Sendo produzido através de softwares permite uma previa de visualização do resultado pretendido.

Lembramos que o tempo total de tratamento depende da severidade da má oclusão original, tipo do tratamento envolvido, da idade do paciente e do comprometimento e cooperação. E É necessária uma avaliação clínica para analisar e indicar a melhor solução para cada caso. 

Seu sorriso mais feliz! Dentista pronto para te atender.

Nosso foco é o bem estar de nossos pacientes, auxiliando-os a alcançarem a saúde ideal e a estética desejada. Oferecemos tratamentos odontológicos com excelência sob medida, em um ambiente confortável e tradicional.

Copyright © 2021 | Auriemo & Pellegrini Odontologia