2ªf - 6ªf: 8h00 às 19h00
Av. Imp. Leopoldina, 957 - Cj. 313
Popularmente conhecida como “tratamento de canal”, e é o ramo da odontologia que trata das lesões da raiz e doenças da polpa (“nervo”) do dente.
Possíveis causas para um dente ter a necessidade de endodontia são fraturas, cáries muito profundas, trauma no dente, tudo o que possa causar alguma injúria ao tecido pulpar levando-o à inflamação pode evoluir para um quadro irreversível de pulpite, ou até mesmo à necrose, assim tornando-se necessária a endodontia.
O procedimento consiste num primeiro momento na remoção de toda a estrutura inflamada de dentro do canal, com isso a irrigação sanguínea e o nervo são eliminados deixando o canal radicular vazio, limpo e passível de receber algum medicamento interno. Na segunda parte é feito uma nova limpeza seguida do fechamento desse canal com um material obturador específico que vai selar todos os condutos radiculares.
Ao termino do tratamento, o dente perde sua vitalidade, assim não possuindo mais sensibilidade vinda da polpa, somente dos ligamentos periodontais que o circundam. O não tratamento de um canal inflamado ou necrosado poderá levar a dores no local, inchaços, abscessos, perda do dente, problemas sistêmicos mais graves, febre e até uma bacteremia (bactérias na corrente sanguínea).
Nós da Auriemo & Pellegrini Odontologia, possuímos equipamentos que possibilitam a realização do tratamento de canal em sessão única, desde que seja corretamente diagnosticado. Um equipamento seguro de instrumentação reciprocante e/ou rotatório, junto à um localizador apical, e radiografia digital nos garante plena segurança e confiabilidade para um tratamento correto, rápido e sem dor.